Isso acontece o tempo todo. Você está em sua aula de inglês e lá vem uma nova palavra. Você instintivamente pergunta ao professor: "Como se escreve? Você pode escrever no quadro?" É quase como um reflexo involuntário.
Ao tentar pronunciar vocábulos novos, acabamos por ler as palavras mentalmente. Nos concentramos na ortografia, em vez de som. O processo acaba sendo visual enquanto deveria ser auditivo. O problema é que somos propensos a ler e pronunciar palavras estrangeiras na forma como os fonemas são pronunciados em nossa primeira língua. Isto leva a problemas de pronúncia que podem eventualmente se tornar crônicos se não forem corrigidos.
Alunos que aprendem vocabulário através da leitura - este é geralmente o caso de profissionais das áreas técnicas e toda sua literatura técnica - às vezes mostram boa estrutura e sintaxe e conseguem ser bastante coerentes em seus discursos. Contudo, sua capacidade de ser compreendido é afetada pela pronúncia de certos vocábulos, dificultando a comunicação.
O que fazer então?
É necessário que o processo deixe de ser visual para ser auditivo. Antes de se preocupar com a grafia de uma palavra nova, você deve se concentrar nos fonemas e tentar reproduzi-los. É necessário ter pelo menos alguma prática oral antes de entrar em ortografia. Isso não vai garantir a pronúncia correta, mas permite que os alunos sejam expostos aos diferentes sons de vogais e consoantes, sílabas tônicas e entonações tipicas da língua-alvo. A escrita deve ser demonstrada e tratada em um segundo momento.
Recomendamos a técnica, mesmo que não pareca funcionar muito bem para o Inspetor Clouseau.
Ao tentar pronunciar vocábulos novos, acabamos por ler as palavras mentalmente. Nos concentramos na ortografia, em vez de som. O processo acaba sendo visual enquanto deveria ser auditivo. O problema é que somos propensos a ler e pronunciar palavras estrangeiras na forma como os fonemas são pronunciados em nossa primeira língua. Isto leva a problemas de pronúncia que podem eventualmente se tornar crônicos se não forem corrigidos.
Alunos que aprendem vocabulário através da leitura - este é geralmente o caso de profissionais das áreas técnicas e toda sua literatura técnica - às vezes mostram boa estrutura e sintaxe e conseguem ser bastante coerentes em seus discursos. Contudo, sua capacidade de ser compreendido é afetada pela pronúncia de certos vocábulos, dificultando a comunicação.
O que fazer então?
É necessário que o processo deixe de ser visual para ser auditivo. Antes de se preocupar com a grafia de uma palavra nova, você deve se concentrar nos fonemas e tentar reproduzi-los. É necessário ter pelo menos alguma prática oral antes de entrar em ortografia. Isso não vai garantir a pronúncia correta, mas permite que os alunos sejam expostos aos diferentes sons de vogais e consoantes, sílabas tônicas e entonações tipicas da língua-alvo. A escrita deve ser demonstrada e tratada em um segundo momento.
Recomendamos a técnica, mesmo que não pareca funcionar muito bem para o Inspetor Clouseau.